segunda-feira, 10 de março de 2025

Uma nova visão sobre beleza e elegância

 Criei o blog e não postei nada! Mas aqui estou para fazer uma reflexão sobre beleza e elegância, porque aqui não será um local apenas para mostrar produtos e fotinhos de looks, mas será também de reflexões. 




Qual tua visão sobre beleza? O que é ser belo para você? E elegância?

Confesso que sobre beleza eu me resumia a escolha do que eu achava bonito e do que eu não achava, isso sobre pessoas, paisagens, cores, fotos etc. 

Sobre elegância eu me resumia a pensar que era quem tinha poder aquisitivo para comprar itens de marcas famosas, a pessoas que viviam no luxo, que tinham certa pose para caminhar, pessoas que frequentavam lugares caros para estar. 

Parecem definições tão insignificantes né? Porém, depois de um tempo, depois de muitos momentos de baixo astral, depressivos até, depois de me sentir muito feia e sem graça, depois de conseguir recuperar um pouco da minha auto estima que eu não tinha em grande parte da minha vida, eu decidi que queria investir nisso, no sentido de: me arrumar melhor, de me comportar de maneira mais leve, mais segura perante as outras pessoas. Decidi, mas não sabia por onde começar.  


E parece que respondendo às minhas dúvidas, ano passado, 2024, a produtora de conteúdo Vitória Portes, lançou um curso chamado: O código da elegância! E eu, sem saber se ia conseguir pagar as parcelas, fiz a matrícula pouco tempo depois da live de lançamento. 

Deixo claro aqui que acompanho a Vitória desde a época que ela estudava Direito e postava no blog dela. Então sei que ela é uma pessoa competente, de ótimo conteúdo e imaginei que ela ia caprichar nesse curso. O que eu ia aprender, não sabia ao certo, tive uma leve ideia pela live que ela fez, mas nesta vi que muito do que eu queria transformar em mim, poderia começar por aí... por este curso.

Assistindo ao curso dela e mais outras leituras e reflexões, mudei meus conceitos de beleza e elegância.

Beleza para mim se tornou o que não é exagerado, o que é equilibrado, o que tem cores, formas e texturas que me agradam, meu particular gosto. Beleza para mim é educação, respeito, é comportamento, são determinadas atitudes.  Beleza é não se vitimar, é nunca deixar de sonhar. Beleza para mim vai agora além do externo, vai além do que os olhos veem.

Elegância para mim se tornou sinônimo também de equilíbrio e também de criatividade, de autoconhecimento e autoamor. É sinônimo de valores nobres, de respeito e discrição sem se anular no ambiente, é se fazer respeitar sem dar nenhum grito, é se fazer notar sem precisar de escândalos para isso, é também conhecer o próprio corpo e respeitar as curvas (ou falta delas) que possuir. É gostar de si mesmo do jeito que é e do que não gostar, procurar formas não radicais e que não ofereçam riscos de melhorar. 

Elegância tem a ver com saber usar os recursos que tem para fazer as melhores combinações possíveis, independente da renda que se tenha, é saber se comportar num ambiente extremamente simples e no ambiente mais luxuoso. Aqui friso que não é necessário saber todas as normas de etiquetas de um lugar, dependendo de onde for, de lugares que não costumamos frequentar, algumas normas por exemplo, podemos não saber mesmo, mas uma pessoa elegante tentará se informar sobre o ambiente antes de ir e se cometer algum erro, alguma gafe, saberá reconhecer e se desculpar. 

Elegância para mim tem a ver com atitudes e valores nobres como já citei nesse texto, e uma combinação de roupas e calçados que valorizem de maneira harmônica o próprio corpo. 

Sobre minha mudança na definição de beleza, esta foi mudada principalmente pelo curso da Vitória Portes, aprendi muito lá e cada vez que reviso as anotações que fiz nas aulas, aprendo mais ainda. Ainda não coloquei em prática grande parte do que aprendi no curso, mas agora estou na fase de reassistir com mais calma as aulas e imprimir as minhas anotações. 



O dinheiro compra conforto sim, compra roupas caras, compra carros de luxo, compra remédios, paga internações em ótimos hospitais, paga viagens, paga comida de qualidade, entre várias outras coisas, porém, não compra bom caráter, não compra respeito (medo talvez), não compra controle emocional, dinheiro não compra bons valores, estes ou a pessoa tem ou não tem. 



Beleza e elegância para mim estão tendo outras definições e isso está me ajudando muito em como estou me vendo e tendo clareza nos pontos que tenho que melhorar. 

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

Tecnologia do Blogger.

Cuidados que estou tendo com meu rosto - outros produtos

No post anterior eu falei dos hidratantes que estou usando no meu rosto, neste vou falar de outros três produtos que estou usando. Ricca - 1...

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

© Beleza Própria, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena